sábado, 2 de julho de 2016

Estou sendo processado para pagar alimentos. E agora?



Ser processado é sempre ruim, ainda mais se você corre o risco de ser preso.

No caso da pensão alimentícia, a situação é ainda mais complicada porque sempre envolve muita tensão e conflitos acumulados.

Os pais têm o dever de sustentar os filhos e de acordo com o art. 1.696 do Código Civil os filhos podem exigi-los judicialmente.

Quando os pais moram juntos não há uma divisão específica das contribuições de cada um, mas quando moram separados é comum que se façam acordos quanto a essa divisão.

Normalmente, o pai com quem o menor mora contribui in natura (com alimentos, remédios, roupas...) e o outro em dinheiro.

Essa contribuição é popularmente chamada de pensão alimentícia e se refere à obrigação de alimentos, que inclui comida, roupas, assistência médica e odontológica, remédios, educação, enfim, todo o básico que um menor de idade precisa (art. 1.694 do Código Civil).

O mais comum de se ver, embora não seja obrigatório é que os filhos morem com a mãe e o pai pague alimentos.

Se você é um pai e foi ameaçado de processo ou o oficial de justiça foi na sua casa e entregou um documento informando que você está sendo processado, esse post é pra você.

No vídeo, trago informações práticas sobre o que fazer, o que você tem que provar e quais documentos separar pra fazer a sua defesa.

Veja:



Nenhum comentário:

Postar um comentário