domingo, 10 de setembro de 2017

O clamor social pode promover justiça?



Hoje, vou começar contando uma história.

Há cerca de 2000 anos atrás havia um homem com pretensões pacifistas que pregava o amor, a justiça, a abnegação e o perdão.

Contudo, um grupo de opositores ligados às elites político-religiosas com medo de perder suas posições e regalias criaram um discurso de oposição, forjaram provas, mentiram a respeito dele, induziram às massas e conduziram um julgamento absolutamente ilegal.

Inquirido pelo julgador romano não foi achada culpa nele diante das leis de Roma, mas posto diante da turba enfurecida pediram sua morte por crucificação.

No fim o julgador lavou as mãos e um inocente recebeu a pena capital, além de toda a humilhação e sofrimento que lhe era própria.

Por que contei essa história?

Se você é cristão crê que depois de 3 dias Ele ressuscitou, mas se você não é a história apresenta evidências do relato até esse ponto.

Contei a história de Jesus porque para mim é o caso mais paradigmático do que ocorre quando um julgador em vez de se adstringir à legalidade se deixa levar pelos clamores da multidão enfurecida.

É ainda mais emblemático porque a despeito do Direito posto não lhe foram asseguradas as garantias previstas (contraditório, ampla defesa, um advogado, julgamento diurno, vedação do julgamento nos dias que antecedem a Páscoa, denúncia formal, possibilidade de apelação).

Se você não quiser ficar com o exemplo de Jesus tome os exemplos das bruxas queimadas no tempo da inquisição ou a prisão de Mahatma Gandhi.

Os casos se multiplicam não apenas entre os famosos, mas principalmente entre os desconhecidos.

Desconhecidos estes que são apenas números em estatísticas ou nem isso e que espalhados pelos rincões deste país são diuturnamente encarcerados ou mortos a despeito das leis e da Constituição.

Onde reina a anomia o que impera não é a lei, mas a vontade dos poucos que se encontram em eminência.

Os togados ou engravatados que se acham a lei e a justiça encarnadas ou os populares armados de pedras e paus que se põem como acusadores, juízes e carrascos.

Hoje, por trás das telas de computadores talvez em roupas de dormir ou sei lá ainda há muitos que se consideram a lei e a justiça.

A turba enfurecida já não precisa estar presente com as pedras nas mãos, pois a tecnologia lhes permite atirá-las do conforto de seus lares.

No tribunal da mídia e das redes sociais não existe contraditório, não existe legalidade e nem recurso, mas sim sede de sangue e condenação sumária.

O farisaísmo virtual falseia, cerceia, julga e condena por convicção sem provas, ilações se tornam a base dos juízos e os gritos de guerra retroalimentam a massa descontrolada.

O ódio se destila em vídeos, textos e comentários e a razão, e a sobriedade se perdem em meio à balbúrdia.

No fim, apenas uma conclusão é certa: a voz do povo nem sempre é a voz de Deus.

No ápice da sensação de ultraje, inexiste isenção para promover justiça e tudo o que se deseja é vingança.

Themis e Nêmesis são irmãs, mas são muito diferentes

Como na mitologia greco-romana Themis, a deusa da justiça, é irmã de Nêmesis, a deusa da vingança, na prática ambas se parecem e têm em comum a espada que carregam.

Porém, Themis possui uma balança e Nêmesis uma ampulheta, porque a primeira sopesa e calcula a justa retribuição, enquanto a segunda apenas espera o momento em que derramará sua ira.

Assim como a Rainha de Copas em Alice no País das Maravilhas quem está cego de ódio apenas deseja que cortem as cabeças.

Não importa o motivo, não importa a infração, não importam as leis, mas sim quem tem a força, quem tem poder, quem tem as armas, quem veste as fardas, quem usa as togas, quem manuseia a caneta.

Que cortem as cabeças! Que morram todos!

Todos querem ser oráculos da justiça, porque se julgam dignos de sê-lo.

O Death Note e a síndrome de Kira

Imagino como seria se Death Notes caíssem na terra e de fato fosse dado aos homens o poder de decidir sobre a vida e a morte uns dos outros.

Quantos não usariam o poder para matar seus inimigos? Quantos o usariam para retirar seus competidores e fazer sucesso nos negócios? Quantos se colocariam na posição de julgar quem poderia ser extirpado do mundo para que ele se tornasse um lugar melhor?

É... Muitos gostariam de ser Kira e se intitular o deus do novo mundo, porque na raiz do farisaísmo, da ira da Rainha de Copas e da ampulheta de Nêmesis está o anseio de apoteose.

A vontade do homem de ser Deus e de ditar todas as coisas segundo a sua vontade e seu parâmetro de justiça.

Tal disposição só revela o que há de mais podre no ser humano: a hipocrisia.

Condenam-se assassinos por matarem sumariamente e matamos sumariamente como punição.

Bingo! Nos tornamos o que queremos extinguir.

Almejamos punir quem viola a lei e o fazemos violando a lei, de modo que nos tornamos tal e qual ou às vezes piores do que os párias que apontamos e desejamos levar à forca.

Visões de justiça existem várias e em uma sociedade secular e plural apenas a conjunção dessas perspectivas a gerar um espaço comum de intersecção pode promover uma solução democrática para quem insiste em violar o pacto social.

Não somos deuses, ninguém pode impor sua vontade, senão pela argumentação política e pelo consenso.

Se assim não for então devemos nos esquecer da civilidade, do Estado e voltar ao estado de natureza, cada um por si, armados a lutar pela vida ou pela morte.

Mas se tal crime acontecesse com você, com sua mãe ou com sua irmã?

Proposições como essa apenas demonstram que nessa situação eu não estaria apto a julgar, porque sem imparcialidade não há justiça.

Quem tem interesse na causa não pode julgá-la e é pela equidistância que se analisam os discursos argumentativos.

Toda história tem mais de um lado e quem se pretende justo não pode partir de presunções ou ilações de culpabilidade, sobretudo dos discursos monolíticos e tendenciosos da mídia.

Não esqueçam que a mídia não tem amigos, a não ser seu lucro e seus próprios interesses.

Quando eu erro o motivo interessa, mas quando o outro erra não interessa, porque o inferno são os outros, mas nós queremos ser deuses, perfeitos, superiores.

Ilusão! O homem é o lobo do homem e cada um segue seus interesses.

Nesse caminho de autossatisfação e hedonismo, justiça, moral, certo e errado se tornam relatividades que se negociam conforme o valor que esteja posto na mesa.

Como já advertidos pelas mesmas Escrituras, a ira do homem não opera a justiça de Deus.

O Direito não é um fim em si mesmo, mas sua preservação é essencial para a democracia

Para mim parece bem claro que o Direito não é um fim em si mesmo, mas um instrumento para promover pacificação social, ordem e em última instância justiça.

Contudo, se optamos por fugir da selvageria e nos organizar democraticamente dividindo o poder de modo equitativo e tomando outros seres humanos como iguais a nós, então devemos respeito ao maior produto da democracia: as leis.

No campo político os diversos discursos e interesses entram em confronto e ao fim o maior constructo democrático ganha vida: o texto da lei.

Textos podem ser vagos, ambíguos e até contraditórios, mas há limites para o que se chama interpretação.

Os limites semânticos devem ser respeitados ou já não haverá mais democracia, senão pretensão de apoteose em uma tentativa egoística de fazer valer sua própria visão de justiça.

Como Kira escreve nomes em um caderno, hoje muitos Kiras de toga têm reescrito a lei com canetas ilegítimas e tantos outros Kiras com suas canetas virtuais condenam sem misericórdia antes mesmo do julgamento.

Se não tem regra prévia, como então jogar o jogo?

Todos os jogadores entram em campo sabendo as regras do impedimento.

É possível que haja divergência sobre se houve ou não impedimento conforme o ângulo de visão do juiz ou dos assistentes, mas a regra é única, está posta e deve ser respeitada.

Se a regra passa a ser questionada o próprio jogo perde sentido, na medida que um depende do outro.

Se a regra não é boa, que se mude a regra, mas não no meio do jogo.

É evidente que existem leis boas e ruins, justas e injustas.

O Direito certamente comete excessos e às vezes fica em falta ante as expectativas da sociedade, mas não se pode corrigi-lo no meio do jogo por meio de juízos morais de ordem individual.

Entendam! Não se trata de apertar um botão enquanto inocentes se contorcem em uma câmara de gás, mas sim de não apertar um botão e evitar que inocentes se contorçam junto com os culpados em uma câmara de gás.

Se não distinguirmos inocentes e culpados pela legalidade nos tornamos igualmente culpados.

E quem somos nós para decidirmos sozinhos que mesmo os culpados merecem a câmara de gás? Como saber se a exceção não se tornará a regra? Como saber se não seremos nós a próximas vítimas de nossa ânsia punitiva?

Basta uma acusação de bruxaria! Basta 30 moedas e um beijo e um inocente poderá ir para o madeiro! Basta um discurso impopular e um pacifista pode amargar décadas em uma prisão imunda!  

A mentira da ditadura e os falsos messias

A ditadura atrai os incautos, até que os engole e os destrói em sua falsa sensação de promoção da virtude.

Esquecem, porém, que a imperfeição está nos homens e não na democracia em si, de modo que os males que outrora os revoltavam e os faziam clamar por sangue seguirá de modo endêmico, mas velado no novo sistema que é igualmente pútrido.

Em um contexto de falta de alternativas como a atual crise política, a turba apaixonada anseia pelo próximo messias que oferecerá a panaceia para todos os males, seja ele o pai dos pobres, o pai dos empresários ou o justiceiro que punirá os vagabundos.

Ilusão! Mais ilusão! O verdadeiro Messias já veio e Ele pregava justa retribuição temperada pela misericórdia e, sobretudo, amor, redenção e mudança de vida.

Tudo o que muitos dos que se dizem seus seguidores negam diuturnamente com seu grito de crucificação.

Ele não tolerava opressão do fraco pelas elites e nem manipulação do pobre pelos espertos.

Que nossas paixões e emoções não nos ceguem a ponto de nos tornarmos defensores inveterados de homens que se pretendem ser os deuses do novo mundo.

Obtusos são os que dia a dia tentam justificar o injustificável na tentativa de legitimar os discursos de seus falsos cristos.

É triste ver jovens lambendo o chão que alguém pisa em uma sanha quase religiosa por ideologias irrefletidas baseadas no ódio e no egoísmo.

Pensemos! Pensemos, Brasileiros!

Devemos voltar a discutir ideias em vez de levantar gritos de guerra.

Ou voltamos a ocupar a Ágora e devolvemos o debate democrático ao Parlamento e à Sociedade Civil ou veremos em poucos anos o resto de democracia que nos resta ser solapada pela empáfia e pela vontade de poder.

2 comentários:

  1. Achei muito importante sua exposição quanto a este assunto, fazendo um parâmetro com Jesus, e me fez mergulhar numa profunda reflexão sobre a justiça e democracia em nosso país e em nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto. Na minha profissão vejo muitos buscarem a justiça e resultados através de meios duvidosos. Sou cristão tbm, é só gostaria de fazer uma ressalva. As nossas leis não são feitas para punir ninguém que tenha dinheiro. O crime contra o erário compensa. Isso gera um inconformismo naqueles que tem um pingo de instrução

    ResponderExcluir