Se
você não é da área do Direito, provavelmente não está acostumado a lidar com os
textos legais incluindo as palavras utilizadas e a estrutura das normas.
Se
eu pedir pra você abrir a Constituição Federal no artigo 5º, inciso X (dez),
talvez você fique me olhando sem saber o que fazer.
Pois
bem, esse post tem por objetivo
ensinar você que nunca leu uma lei ou a Constituição a entender como elas são e
como se localizar nelas.
Constituição Federal
Antes
de qualquer coisa, você precisa saber que a Constituição é a lei mais
importante do país.
Ela
é a responsável por estabelecer a organização do Estado e os direitos
fundamentais dos cidadãos.
Nossa
Constituição atual foi feita em 1988 e posso afirmar que é uma das mais completas
e democráticas do mundo.
Você
pode achar que ela está velha por ser de 1988, mas isso não ocorre
necessariamente porque Constituições têm textos amplos/gerais e mecanismo de
reforma legislativa, como a Emenda Constitucional, que lhe dão um tempo maior
de vida.
Se
me perguntarem, diria que o problema no Brasil não é a ausência de leis, mas do
cumprimento das leis que existem.
Hoje,
todas as outras leis estão abaixo da Constituição e devem estar de acordo com
ela.
Leis Esparsas e Códigos
Abaixo
da Constituição, existem as leis federais que podem ser esparsas ou
codificadas.
Quando
o legislador entende ser mais prático juntar todas as regras sobre o assunto em
uma lei só, ele cria um código, como o Código de Defesa do Consumidor ou o
Código Penal.
Se
isso não for possível, ele cria várias leis separadas, que chamamos de leis
esparsas.
Procurando as leis e tendo o primeiro
contato
As
leis são individualizadas por seu número e ano, como a Lei 9.099/95 e a Lei
8.789/95, mas às vezes recebem nomes fantasia que pegam como a Lei Carolina
Dieckmann (Lei 12.737/12) e a Lei Menino Bernardo (13.010/14).
O
site do Planalto mantém a legislação
vigente sempre atualizada e se você quiser consultá-la bastar dar uma
pesquisada online pelo número ou nome
da lei.
Ao
abrir, você vai verificar o número e data da lei bem no centro e a direita em
vermelho a ementa, que especifica o assunto de que trata aquela lei.
Artigos, parágrafos, incisos e
alíneas
Acredite
se quiser, no Brasil existe uma lei que estabelece a forma de escrever as leis
(Lei Complementar nº 95 de 1988).
Não
vou falar sobre as leis estaduais e municipais e as leis complementares pra não
fugir do assunto, mas todas elas seguem a estrutura que vou ensinar.
As
leis usam os seguintes divisores:
Artigo:
Os artigos são simbolizados pela expressão “Art.” e são a unidade básica de uma
lei.
Parágrafo:
O parágrafo é o desdobramento de um artigo e é representado pelo símbolo “§”
quando tiver mais de um ou então “parágrafo-único” se for só um.
Inciso:
Os incisos são desdobramentos dos artigos e dos parágrafos e são simbolizados
por algarismos romanos, como “X” (que quer dizer inciso dez).
Alínea:
São os desdobramentos dos incisos e são representadas por letras minúsculas,
por exemplo, “a” (que quer dizer alínea a).
Item:
Os itens são os desdobramentos das alíneas, representados por número arábicos,
como “1)” (que quer dizer item 1).
Redigindo uma lei para entender
Para
você entender essa lógica vamos redigir parte de uma lei fictícia para
regulamentar a brincadeira nas crianças no parquinho da escola:
Lei 15.000, de 04 de abril de 2016.
Dispõe
sobre as regras para as crianças que utilizam o parquinho da escola e dá outras
providências.
Art.
1º. Esta lei se aplica a todas as crianças que brincarem no parquinho da escola
e também aos seus pais.
Art.
2º. Para uso do parquinho é obrigatória a presença de um dos pais ou
responsáveis supervisionando a criança.
Parágrafo-único:
Considera-se responsável para efeitos desta lei qualquer pessoa que tenha
recebido autorização verbal ou escrita dos pais ou tutores da criança.
Art.
3º. As crianças menores de 5(cinco) anos não podem utilizar:
I
– O escorregador vermelho;
II
– A cama elástica grande;
III
– A gangorra azul.
Art.
4º. O disposto no artigo anterior não se aplica no Dia das Crianças.
§1º.
Considera-se Dia das Crianças o dia 12 de outubro de cada ano.
§2º.
A lei disciplinará o uso do parquinho no Dia das Crianças, especificando:
I
– horários, faixas etárias e limites de peso e altura das crianças
II
– esquema de revezamento que contemple:
a) o horário de serviço dos pais;
b) o horário de folga das babás.
A
partir disso, é possível compreender como se estrutura e escreve os textos das
leis em geral.
Livro, título, capítulo, seção e
subseção
Para
organizar todos esses dispositivos legais há uma divisão por temas dentro de
cada lei e quanto maior ela for mais divisões e subdivisões haverá.
Por
exemplo, o Novo Código de Processo Civil tem vários livros enquanto a Lei 8.213
tem apenas alguns títulos.
As
divisões seguem essa ordem do mais geral para o mais específico: Livro, título,
capítulo, seção e subseção.
Então
para localizar um dispositivo é possível utilizar esse sistema temático.
Na
Constituição, dá para encontrar o direito à manifestação de pensamento
procurando dentro do Título II (Das garantias e direitos fundamentais) o
Capítulo I (Dos direitos e deveres individuais e coletivo), no qual se encontra
o art. 5º, IV, onde se lê: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado
o anonimato”.
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