terça-feira, 18 de agosto de 2020

Meu patrão está atrasando os salários. O que eu faço?


Olá, JusAmiguinhos. É difícil, talvez impossível, achar um trabalhador que não tenha recebido salário atrasado pelo menos uma vez na vida. Se fosse só uma vez na vida, até dava pra levar na boa, mas quando começa parece que o povo vicia e os atrasos não param mais. Todas as contas da empresa são prioridades e os salários sempre vão ficando por último. E o pior: quando pagam, o valor sequer vem corrigido, ou seja, você vai pagar as multas e juros das contas de luz e cartão que atrasaram, mas o bonito de corpo (expressão que os maranhenses vão entender) vai te dar exatamente a mesma coisa como se estivesse pagando em dias.

Alerta importante

Se você recebe o dinheiro em conta bancária, procure guardar seus extratos, demonstrando o depósito/transferência em atraso e se você recebe em espécie, não assine contracheque/holerite com data que não seja a do dia que você recebeu de verdade (e lembre-se de guardá-los).

Algumas normas coletivas de certas categorias estipulam multa por atraso de salário e os atrasos constantes também podem ser fundamento pra você dar uma justa causa no seu patrão e sair de lá com todos os seus direitos.

Mas pra isso tem que ter prova, então seja prevenido.

Quando se considera que houve atraso?

Se você recebe salário mensalmente, a empresa tem até o 5º dia útil do mês pra fazer o pagamento referente ao que você trabalhou no mês anterior. Se passar disso, é atraso.

Mas, então, o que eu faço pra resolver o problema?

A solução mais adequada depende de duas perguntas: seu patrão costuma atrasar salário? Você já quer sair da empresa?

Se o seu patrão não costuma atrasar salário e você sabe que é algo apenas momentâneo por conta da crise ou algo do gênero, o melhor é esperar ele pôr os salários em dias. Assim você mantém o seu emprego e continua trabalhando para um bom patrão (acredite existem outros muito piores).

Se o seu patrão costuma atrasar salários, aí você tem duas opções: se você ainda quiser continuar trabalhando lá, seja por qual motivo for, você pode fazer uma denúncia anônima na Secretaria Especial do Trabalho (antigo Ministério do Trabalho). Com isso você evita se expor e com a fiscalização que irá até a empresa é possível que as coisas se normalizem.

Se você não quiser mais trabalhar lá, aí existe a opção de entrar com uma ação trabalhista e com isso conseguir sua demissão sem justa causa (recebendo todos os direitos).

Deseja mais informações? Acesse meu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário