segunda-feira, 16 de abril de 2018

3. Como conseguir que paguem o que me devem? [Penhora online de dinheiro]


Olá, JusAmiguinhos! Sabia que o juiz pode acessar a conta do seu devedor e bloquear os valores necessários para o pagamento do que ele te deve?

O que é penhora online de dinheiro?

Esse é um nome que eu acho o máximo! Penhora online! Viu como é chique? Pois é, esse procedimento consiste no seguinte.

Quando você tem um título executivo e o caloteiro devedor mesmo após ser judicialmente notificado para te pagar permanece inadimplente, o juiz acessa um sistema chamado BACENJUD no qual ele puxa pelo CPF do devedor todas as contas bancárias e investimentos que ele possui e bloqueia o valor necessário para te pagar.

Se você não sabe o que é um título executivo, acesse esse post que eu te explico.

E se não tiver dinheiro na conta?

Às vezes acontece de o juiz acessar o BACENJUD e não encontrar dinheiro na conta e nesse caso fica a pergunta: além de chorar o que eu posso fazer?

Nesse caso, você pode pedir pesquisas em vários outros sistemas para tentar penhorar outros bens, tais como casas, carros, motos, ações etc (em breve farei posts sobre cada um deles).

Se o devedor, por exemplo, tiver um valor a receber em uma ação na justiça você pode pegar esse valor pra você, como expliquei aqui.

Tinha dinheiro, mas o juiz não bloqueou. Como assim Bial?

Se isso aconteceu, provavelmente é porque o valor encontrado pelo juiz era impenhorável, ou seja, protegido por lei, mesmo nos casos em que a pessoa é comprovadamente devedora.

Esses bens recebem essa proteção porque têm a ver com a sobrevivência da pessoa e isso inclui, por exemplo, os valores depositados na poupança (até 40 salários mínimos) e o salário (art. 833 do Código de Processo Civil).

Apesar disso, o Superior Tribunal de Justiça recentemente entendeu ser possível penhorar até 30% do salário do devedor (REsp 1658069).

Bloqueou, mas ainda não recebi

Concluído o processo você poderá solicitar um alvará para receber o valor bloqueado.

Se você quer conhecer outras formas de recuperar crédito, ver outros conteúdos ou entrar em contato comigo acesse http://ricklealfrazao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário