quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Empresário: 7 motivos para ter uma assessoria jurídica

1) Ajuda a planejar

Segundo o SEBRAE, 2 dos principais motivos para fechamento de empresas no Brasil são a falta de planejamento e de gestão.

Todo empreendedor tem boas ideias, mas do que adianta se elas não forem legais?

Você pode até saber conduzir sua empresa e lidar com seus funcionários, mas do que adianta se você sofrer vários processos e pegar um monte de multas?

O advogado atua junto ao empresário ajudando ele a alinhar suas ideias e práticas empresariais com o que a lei determina, de modo a garantir maior probabilidade de lucro.

Foi-se o tempo em que advogado era gasto. Agora, assessoria jurídica é investimento para aumentar a segurança e promover uma gestão profissional do seu negócio.

2) Diminui o risco de fechar as portas

Segundo o SEBRAE, com a crise, apenas 54% das empresas sobrevivem após 2 anos e, segundo a revista EXAME, um dos 20 motivos que fecham as portas das startups são problemas legais que comprometem o funcionamento da empresa.

3) Aumenta o lucro e reduz os custos

Empresários lidam com contratos o tempo todo; com os fornecedores, com os clientes, com os empregados.

Nenhum contrato é estático e à medida que você avança no conhecimento do seu mercado e do se negócio os seus contratos precisam se atualizar.

Correção monetária, juros, período de renovação contratual, multas, limitações de responsabilidade, são apenas algumas das questões nas quais o advogado pode atuar aumentando lucros e reduzindo custos.

Aqui se destaca a atuação nas questões trabalhistas, inclusive direcionando o empresário a aplicar apenas as modificações trazidas pela reforma que realmente vão ficar. Evita-se, assim, risco desnecessário.

4) Ajuda a lidar com a burocracia

Só quem gosta de papel é traça e advogado! Você que é empreendedor tem que se preocupar é com o seu negócio em vez de perder tempo com burocracia jurídica, como elaborar documentos e pesquisar procedimentos junto aos órgãos públicos.

5) Evita multas e processos

MTE, Procon, Prefeitura, Receita, enfim, há vários órgãos que podem fazer fiscalização e te multar.

Às vezes você está cometendo uma irregularidade sem nem saber, mas para eles isso não importa e os valores costumam ser bastante salgados.

Fora isso, mesmo que você faça tudo certinho, a qualquer momento você pode ser processado, tanto por um dos seus empregados, quanto por um dos seus clientes.

Nessa hora ter uma assessoria torna o acesso ao serviço muito mais barato do que contratar um advogado avulso para isso.

6) É melhor prevenir do que remediar

Segundo o site Empresômetro, só em São Luís existem hoje 98.770 empresas registradas, fora as irregulares, o que significa que para se destacar no mercado é preciso cada vez mais se profissionalizar.

O empresário mediano faz tudo de qualquer jeito, empurra com a barriga e vê se dá certo e depois quando a bomba estoura sai desesperado procurando um advogado que faça milagres.

Quem quer ter sucesso, em vez de contar com a sorte, prefere levar seu negócio a sério e fazer as coisas de modo profissional.

7) O advogado que te assessora conhece o seu negócio

O maior problema de contratar um advogado só para um serviço específico e avulso é que esse profissional não conhece o seu negócio.

Ao contratar uma assessoria, o advogado que atua junto à sua empresa fica munido de informações que permitem elaborar estratégias de defesa muitas mais efetivas, além de conseguir diagnosticar os caminhos certos para reaver créditos perdidos em razão de clientes inadimplentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário