quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Com a decisão do STF fica proibida a terceirização por meio de cooperativas? E como fica a terceirização por profissional autônomo?

Olá, JusAmiguinhos! Quem me fez essa pergunta foi o João Batista da Silva em um dos comentários no meu texto sobre a decisão do STF que trata da terceirização da atividade fim.

As perguntas do João são muito importantes, principalmente para as empresas que usam os serviços de autônomos e cooperativas, bem como para esses prestadores de serviço.

Antes de qualquer coisa é preciso definir que existem diferenças entre o vínculo que o empregado tem com a empresa e o vínculo que o empregado tem com autônomos ou cooperativas.

Autônomo

É todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos.

Isso significa que ele dirige o próprio trabalho, incluindo horário de atendimento, métodos de trabalho, uniforme que utiliza e por aí vai.

Como ele não é empregado, não pode ser punido pela empresa como o empregado e nem dirigido como o empregado é.

Quando o autônomo vira empregado?

Para que se configure o vínculo de emprego é preciso preencher alguns requisitos que eu esquematizo como SHOPP (Subordinação, Habitualidade, Onerosidade, Pessoalidade e Pessoa Física).

Vamos a um exemplo: se José, o eletricista, prestasse serviços uma vez em janeiro, outra em julho e outra em dezembro para a empresa Pikachu LTDA e depois tentasse reconhecer o vínculo da Justiça do Trabalho perderia, porque nesse caso não há habitualidade na prestação do serviço.

Sempre que falta qualquer dos requisitos fica excluída a relação de emprego.

Os juízes de um modo geral entendiam que quando o autônomo presta serviços habitualmente para o mesmo tomador via de regra ele se torna empregado (falo via de regra porque os demais requisitos têm que estar presentes).

Então, por exemplo: se ficasse comprovado que José todo mês prestava serviços à Pikachu LTDA e não trabalhava para nenhuma outra empresa ou pessoa, presentes os demais requisitos, ficaria comprovado o vínculo de emprego.

A Reforma mudou alguma coisa?

O art. 442-B da CLT agora diz expressamente que: “A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no art. 3º desta Consolidação”.

O que a lei diz é que o simples fato de trabalhar de modo habitual para o mesmo empregador não gera vínculo de emprego.

Mas, gente, já era assim antes, afinal sem os outros requisitos (SHOPP) o autônomo continua sendo autônomo, ou seja, não mudou nada!

Isso fica claro pela presença da expressão “formalidades legais”.

Muita gente achava que esse dispositivo autorizaria os empresários a demitir seus empregados e contratar autônomos no lugar, evitando o pagamento de verbas trabalhistas.

Se isso fosse verdade seria o fim do Direito do Trabalho e vamos combinar: uma alteração deste nível jamais poderia ser feita por uma lei ordinária, sob pena de ser considerada inconstitucional.

Em resumo, o que a lei disse foi algo estilo Falcão: empregado é empregado, autônomo é autônomo, homem é homem, menino é menino, macaco é macaco...

Assim, presentes os requisitos (SHOPP), mesmo que haja um contrato escrito dizendo que José é autônomo, ele será considerado empregado.

E as cooperativas?

Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.

Elas são caracterizadas pela: identidade de propósitos e interesses entre os cooperados; ação conjunta, voluntária e objetiva para coordenação de contribuição e serviços e obtenção de resultado útil e comum a todos.

As cooperativas são independentes, possuem autogestão e os cooperados são beneficiários diretos das suas atividades.

Isso significa que uma cooperativa pode prestar serviços para empresas mediante contrato escrito, mas se em qualquer momento se verificar a presença dos requisitos do contrato de emprego (SHOP) em relação a qualquer dos cooperados perante a lei ele será considerado empregado e terá todos os direitos trabalhistas.

Conclusão

Continua sendo possível contratar cooperativas e autônomos sem qualquer problema legal, desde que não seja apenas fachada para fraudar a existência de um vínculo de emprego, situação diante da qual a legislação trabalhista entende ser irrelevante o papel, valendo o que aconteceu na realidade.

2 comentários:

  1. Olá, Rick!
    O que aconteceria se abolíssemos o emprego, ou seja, fosse proibida a contratação de pessoa física e só empresas pudessem vender serviços, e só a mão de obra de seus sócios ou associados? Sem emprego, não haveria desemprego, pois as cooperativas de trabalho associariam TODA a mão de obra de uma categoria ou região, podendo, assim, remunerar o estoque de trabalho que hoje é chamado de "desempregado" (que empresa sobrevive sem contabilizar seus estoques? Por que tem de ser diferente com o estoque de trabalho?).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José. Eu acho que não entendi bem a sua pergunta. Mas posso dizer que mudar uma definição não altera os fatos. Mesmo que não houvesse "desemprego" pela extinção do que se entende como "emprego", ainda assim haveria pessoas endividadas e que mal conseguem sustentar a si e suas famílias.
      Mesmo nessa situação a posição de fraqueza da pessoa física em relação a quem lhe remunera permaneceria, justificando a interferência do Direito para impor limites ao mercado.

      Excluir